Presos também celebram Semana Santa
Na manhã de hoje (31), cerca de 20 detentos da cadeia pública da Comarca de Brusque participaram de uma missa celebrada pela pastoral carcerária. Todas as quartas-feiras os presos podem participar de encontros católicos. As missas acontecem em datas religiosas ou quando algum padre se disponibiliza para a celebração. Nos sábados, um pastor também faz visita aos detentos que desejam participar de um culto evangélico.
De acordo com a diretor da cadeia, Marcos Barbeiro, não são todos os presos que participam, mas os que se interessam manifestam previamente a vontade. Além disso, toda e qualquer manifestação religiosa evita que o detento fique ocioso no pátio.
A pastoral carcerária começou a funcionar quando ainda havia presos na Delegacia da Comarca. Depois, após a inauguração da cadeia em maio de 2009, o grupo de voluntários passou de oito para três pessoas que normalmente visitam os presos.
Os detentos podem participar de encontros de orações, confessam com o padre que acompanha as visitas e, ainda, fazem pedidos de roupas ou alguma outra necessidade que a direção da cadeia não possa atender.
De acordo com a fundadora da pastoral em Brusque, Maria Soares de Albuquerque Barroso, o objetivo para esse ano é criar o conselho da pastoral e assim garantir mais auxilio aos presos. “Precisaríamos de um médico que ao menos uma vez por semana fosse ao local. Eles (os presos) precisam receber mais atenção da sociedade”, declarou Maria, que por muitas vezes leva roupas dos próprios filhos para dar aos detentos.



